Os Encauchados de Vegetais da Amazônia têm origem na cultura indígena da Amazônia, com registros mais antigos sendo encontrados na Colômbia. É uma técnica de impermeabilização de tecido com o uso do látex da árvore do Caucho (Castilloa ulei), para a fabricação de uma série de produtos para uso local. Nesta forma primária, o látex não é coagulado e sim desidratado na temperatura ambiente e a técnica permite a fabricação de uma série de produtos (vasos, roupas, bolsas, sapatos).
Os índios e seringueiros do Brasil assimilaram a técnica, especialmente para a fabricação do saco encauchado, que é uma bolsa de algodão colorida e transparente (chita), impermeabilizada com a aplicação do látex do caucho e utilizada pela população local para viagens. Posteriormente os seringueiros adicionaram o enxofre, o qual promovia a vulcanização, e com isto os produtos gerados tinham maior resistência e durabilidade.
Os Encauchados de Vegetais da Amazônia em sua forma atual consistem na junção destes conhecimentos básicos (saber tradicional) aliado ao conhecimento científico (vulcanização + nanocompósito polimérico). Hoje é uma inovação sociotécnica, que permite a utilização de látices de diferentes espécies de seringueiras (Hevea.spp).
Gostei. Quero conhecer mais. E saber como comprar através da internet.
ResponderExcluir